Controle de Riscos Ambientais

O processo de gestão de riscos no Novati foi desenvolvido com base nas exigências do E-social. O E-social exige os registro dos riscos ambientais e atividades do funcionário diante de toda mudança em um desses itens. Cada registro do risco e atividade denomina uma Condição de trabalho.

A imagem acima ilustra a organização das informações da condição de trabalho. Na prática a cada alteração ambiental ou de atividade deve ser enviada um registo de condição do funcionário contendo as informações das atividades o do ambiente que esse funcionário se encontra.

O Novati auxilia a empresa no controle e geração das condições de trabalho, devendo o SESMT manter os registros ambientais sempre atualizados.
A seguir traçaremos uma sequência de passos para o processo de implantação do sistema.

1. Atualizar o detalhamento das atividades de todas as categorias.
2. Atualizar o cadastro de EPIs.
3. Levantar os riscos existentes na empresa e atualizá-los apontando a necessidade de EPI e quais dever ser usados.
4. Levantar os ambientes que possuem riscos associados e apontar os riscos.

5. Para os demais postos marcados que não possuem riscos o sistema oferece a opção de configurar um ambiente padrão sem risco e replicar para todos os ambiente que não possuem riscos configurados.

Todos os ambientes no sistema devem está vinculados(de um para um) ao local de trabalho do operacional. Assim conforme os funcionários vão sendo mudados de local pelo setor de gestão de serviços(operacional) o sistema vai entender as mudanças de ambientes ou atividades e gerar as condições de trabalho automaticamente.
Para que essa geração automática das condições ocorra adequadamente é importante que todos os ambientes estejam atualizado.

dezembro 28, 2022
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