Comercial – Contrato

Quando uma empresa presta um mesmo serviço de forma recorrente, é possível estabelecer um contrato de venda, automatizando a emissão das cobranças e documentos fiscais referentes à prestação do serviço na respectiva competência.

O que você pode fazer:

Esta etapa consiste no preenchimento das informações principais do contrato (dados gerais), o seu período de validade (vigência), os serviços que serão prestados (itens) e as suas parcelas (competências)

Dados gerais

  1. Para realizar o cadastro de um contrato, acesse Contratos > Contrato, clique em Adicionar e escolha ”Venda de serviço”;
  2. Em Dados Gerais, insira as seguintes informações: Empresa, Filial, Contratante, Descrição, Data de emissão e Recorrência e clique em Salvar;

Vigência

  1. Em Detalhes do contrato, guia Vigências, clique em Adicionar. Observação: o período inicial e final da vigência devem ser compatíveis com o tipo da recorrência do contrato;
  1. Ainda na guia Vigências, adicione a Data de início e Data de término. Você pode incluir mais de uma vigência no contrato, desde que os períodos delas não se sobreponham. Para contratos sem término definido, é recomendado informar um período de vigência onde serão praticados valores fixos. Ao término deste período, será possível renovar o contrato com opção de reajuste de valores;
  2. Informe o Dia de vencimento das cobranças para definir o dia de vencimento em cada competência, e escolha qual será o Tipo de vencimento utilizado (Mês corrente ou Mês seguinte);

Itens

  1. Em Itens da vigência, clique em Adicionar;
  2. Inclua o Item e preencha os demais campos obrigatórios e clique em Salvar. Caso seja necessário incluir um reajuste, consulte a etapa Reajustar contrato;
  3. Repita o processo até incluir todos os itens necessários para o contrato;

Competências

  1. Com os itens cadastrados, clique em Gerar competências. Elas serão geradas de acordo com a Recorrência e o Período da vigência já informados.
  2. Cada competência gerada pode ser tratada de forma exclusiva, ou seja, é possível mudar o valor negociado de um serviço, incluir ou remover itens de uma competência específica, por exemplo, sem afetar as demais competências que continuarão utilizando a configuração definida pela vigência.
  3. É possível cancelar uma competência específica caso seja necessário.
dezembro 22, 2022
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